quarta-feira, 2 de julho de 2008

Você sabe com quem está falando?


Em ações de marketing o mais importante – antes de tudo – é saber com quem estamos falando. A revista Marketing publicou, em sua edição de março deste ano, um estudo que detectou alguns tipos de perfis de consumidores.

Abre o parêntese: Muitos autores dão suas definições sobre o que é marketing, eu faço a minha dizendo que marketing é um conjunto de ações estrategicamente planejadas em prol de uma determinada marca, produto, serviço, idéia, etc. MARKET em inglês significa Mercado. Marketing seria então estar em sintonia com o mercado, isto é, a habilidade de gerar clientes e acima de tudo satisfazê-los. A publicidade e a propaganda são ferramentas de marketing, elas fazem parte do "P" de Promoção, e alguns autores já falam não mais em quatro, mas sim em dose "P's" de marketing. Fecha parêntese!

Veja abaixo os perfis detectados pelos estudos:

Transformador (reformer)
Eles representam somente 9% dos brasileiros, mas influem e muito na sociedade de consumo. Sua frase típica é “Não me diga o que fazer nem o que pensar”. Ele tem como necessidade a auto-expressão. Ações de relacionamento e comerciais veiculados em TV’s por assinaturas podem ser uma boa estratégia de marketing para captá-los.

Explorador (explorer)
Tudo quanto é novidade atrai esse público que gosta de experimentar novos produtos. Eles representam 10% dos brasileiros e tem como necessidade o descobrimento. Ele é jovem de espírito, inquieto e individualista, geralmente é o primeiro a experimentar novas idéias. Uma grande sacada para pegá-los são ações de mídias inovadoras, relacionadas ao universo tecnológico, à internet e ao celular.

Vencedor (succeeder)
Em busca de recompensa e prestígio, esse tipo de consumidor luta para ter seu próprio negócio. Eles representam 19% dos brasileiros e sua maioria está presente na classe B. O vencedor tem como necessidade o controle, e está em busca de sucesso nos negócios além de possuir confiança em si mesmo. Uma boa estratégia de mídia são campanhas do tipo segmentadas, assim em revistas como VIP e em programas de TV’s por assinaturas.

Ambicioso (aspirer)
Para esse tipo de pessoa, a vida só tem sentido se ela puder comprar produtos de marcas famosas. Esse é o perfil mais fácil de identificar em qualquer parte do mundo! Representam 24% dos brasileiros, sua necessidade é status, ele é ambicioso, materialista, se preocupa muito com a imagem e é bastante influenciado pela opinião da sociedade. Uma boa estratégia de mídia para captá-los são patrocínios em eventos do mundo da moda e anúncios em revistas relacionadas ao consumo como a revista do Iguatemi.

Convencional (mainstreamer)
O maior grupo de consumidores em todo o mundo, utiliza marcas tradicionais e prioriza conceito de família. Eles representam 26% dos brasileiros, tem como necessidade a segurança; trata-se de uma pessoa mais integrada à sociedade; vive para a família e precisa ter uma rotina diária. Uma boa estratégia de mídia para pescá-los são comerciais veiculados em TV’s abertas e anúncios em jornais de grande circulação.

Resignado (resigned)
O mais conservador dos públicos costuma escolher marcas antigas e mais baratas do mercado. Eles são os últimos a aderir a marcas e produtos, eles são os derradeiros na tal curva da inovação. Representam 6% dos brasileiros e tem como necessidade a sobrevivência. É assim, pois é nostálgico, respeita as instituições e se comporta dentro dos padrões sociais. Uma boa estratégia de marketing para captá-los, está inclusa no “P” de Promoção, são as liquidações, concursos, descontos, etc.

Inconformado (struggler)
Ele não gosta de gastar dinheiro e espera que a solução de seus problemas venha de fora, como um bilhete de loteria. Eles representam 6% dos brasileiros e tem a necessidade de fuga. Tem vontade de fugir quando a realidade da vida é depressiva e não sente a possibilidade de mudá-la; é visto como desorganizado, vítima ou perdedor. Uma boa estratégia para capturá-los são promoções, merchandising em programas regionais, anúncios em tablóides, etc.

Ainda foi diagnosticado também o consumidor do tipo “Miserável” (eu), mas não entrou no estudo, pois não faz parte do mercado. A matéria completa você pode ler na revista Marketing, edição de março de 2008.

Já sei! Você está esperando o M’A DICA de hoje, né?! Então lá vai!
O M’A DICA de hoje é o curso de Marketing e Propaganda do SENAC. Muito bom para dar aquela reciclada, aprender a planejar, e atualizar-se. Pois, como se costuma dizer, “a única constante no marketing são as constantes mudanças”. O curso está acontecendo esta semana e termina na quarta-feira dia 09 de julho (dessa vez eu olhei na folha certa!), mas o próximo acontecerá entre os meses de setembro e novembro. Fique ligado!

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