segunda-feira, 7 de julho de 2008

Merchandising Coca-Cola


Respeito, credibilidade e integridade, excelência e melhoria continua são algumas das determinações que fazem crescer o valor dos negócios do Grupo Simões, responsável pela COMPAR - companhia paraense de refrigerantes que faz a produção, engarrafamento e distribuição dos produtos da Coca – Cola Company no Pará e em outros estados da Região Norte.

Com o compromisso de apresentar a sociedade o seu desempenho no mercado, produção, estratégias de marketing e merchandising, o Grupo dispões de projetos que levam diversos segmentos da sociedade para dentro da empresa. E pra quem assim como eu foi a “Coca-Cola” naquele passeio do colégio quando criança, onde pudemos conhecer a fábrica, ver de perto a produção e tomar muuito refrigerante, ou mesmo para quem não teve essa oportunidade, agora pode conhecer tudo isso e muito mais. É que agora a empresa está abrindo espaço para universitários, que podem conhecer desde o histórico até algumas perspectivas do Grupo para daqui a 30 anos (é eles já tem tudo planejado).

Através do gerente geral e dos responsáveis pelo planejamento e organização, distribuição, marketing e merchandising - que deixam seus afazeres para atender a esse público externo - pode – se saber de tudo sobre a empresa e a Coca -Cola company Ops! quase tudo, porque o famoso “elemento X” que é a fórmula que compõe o refrigerante mais vendido do mundo é trancado as 7 chaves, pois é, nem mesmo as pessoas que trabalham na fabricação dos refrigerantes sabem. É que a fórmula já vem pronta para Belém e outras capitais, só para ser adicionada à mistura que resulta na Coca –Cola.

Eu mais uma vez tive a oportunidade de fazer essa visita técnica que agora está muito mais voltada para nossa área e lá pude conhecer muita coisa bacana e que dão o segredo do sucesso para a vendagem dos produtos. Sabe aqueles famosos 4 p’s do marketing, a coca – cola tem os próprios 4 p’s, ou melhor, o EPEC - Embalagem, Preço, Espaço e Comunicação. Cada conceito com um foco específico passando por processos específicos de execução, monitoramento e treinamento, definem o padrão dos produtos no PDV e a fotografia do sucesso das vendagens.
São apresentados também os 7 passos do merchandising, que vão da ordem de exposição das marcas, passando por arrumação, preço, materiais de comunicação, até estoques, equipamentos e limpeza.

E por falar em merchandising, dentro da empresa tem uma escola de merchandising, que faz parte de outro projeto do Grupo Simões que é educar revendedores dos produtos da companhia como donos de mini – mercados, lanchonetes, bares entre outros. Esses revendedores também são levados para a empresa e lá passam a conhecer técnicas de localização e disposição de produtos e materiais e a arrumação correta dos produtos em seu PDV. A escola de merchandising apresenta protótipo de mini – mercado, mercearia, lanchonete, bar e padaria sendo todos compostos por produtos reais, simulando um espaço real, onde esses revendedores têm uma verdadeira aula sobre como expor e vender os produtos da companhia, aumentando com isso as vendas e seus lucros.

E então ficou interessado em conhecer tudo isso que eu descrevi aqui, então faz assim, no próximo semestre peça para o seu professor marcar uma visita para sua turma, é só entrar em contato com a Andréia que é a responsável pelo marketing da empresa. Ela e mais um grupo de profissionais se encarregam de ir buscar a sua turma e além de lhe proporcionarem um leque de conhecimentos já citados, você ainda participa de um “Cokebreak”, onde mais que degustar você pode tomar refrigerantes e sucos à vontade e ainda ganha diversos brindes exclusivos da marca Coca-Cola.

Deve ser por tudo isso que eles vendem produtos de uma das mais famosas marcas do mundo. E você já sabe, tudo o que contribui para o processo de aprendizagem e para o conhecimento de universitários, nós do boca apoiamos e divulgamos, pois mais que um projeto da empresa, isso é compromisso com a sociedade, afinal é muito bom conhecermos os produtos que consumimos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa Lorena adorei a informação da Coca-Cola, sobre o epaço aberto às visitações!!
Vou divulgar pra galera do Iesam!!
E haja ofício p fazer...aff!!! rsrs
Muito legal!!
Valeu!!
Abraços!

Anônimo disse...

Pode divulgar mesmo Valena, pois essa visita além de muito legal, é muito importante também, pois passamos a conheçer as estratégias de marketing e merchandising, dessa que é uma das marcas mais vendidas no mundo.
Abraço!