quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um pó compacto e uma base corretiva para Beijing 2008.

É justamente essa maquiagem que a Anistia Internacional não deixa acontecer. Para isso, a AI vem lançando peças publicitárias a fim de lembrar que as olimpíadas estão acontecendo no país que mais executa em todo mundo.

Abaixo uma de suas primeiras peças alusivas ao assunto, lançada em meados do ano passado.

A peça faz um analogia à famosa cena ocorrida em 5 de junho de 1989 no chamado Massacre da Praça da Paz Celestial, em que um ativista chinês enfrenta sozinho tanques de guerra.

A assinatura da peça diz: “The true spirit of Olympics” (O verdadeiro espírito das Olimpíadas), uma mensagem crítica a política contra a liberdade de expressão praticada pela China.

Criação da agência dinamarquesa Inkognitocph.

Assim a Anistia Internacional não pega leve em suas peças contra o governo chinês focada em Beijing 2008. Nada de se deixar levar pela mídia chapa branca ou pelo espírito esportivo e todo mundo unido como você costuma ouvir por aí. Para a AI, nada de maquiagem sobre as desumanidades do governo chinês.

As próximas peças mostram com mais clareza, isto é, mais diretas, pois mostram cenas de tortura em cenários olímpicos.


Diz os títulos encontrados nas peças: “After the Olympic Games, the fight for human rights must go on” (Depois dos Jogos Olímpicos, a luta pelos direitos humanos vai continuar).


E assim a Anistia Internacional vai lançando peças falando verdades sobre a China. Costuma-se dizer que foi sendo dura, rígida e muito desumana que a China conseguiu se reerguer.

Ainda que o Comitê Olímpico declare que os jogos irão ajudar a desenvolver os direitos humanos na China, a AI não exulta em lembrar incansavelmente que o país sede das Olimpíadas 2008 detém o recorde mundial de execuções.

Abaixo mais uma peça lançada e cada vez mais direta. A criação é da agência DDB de Budapeste.


Não vou me assustar se na próxima peça eles colocarem a marca das olimpíadas.


M’ADICA: Ouvi dizer que candidatos às eleições deste ano estão dispostos a pagar dois tanques de combustível por mês até as eleições para proprietários que aceitarem adesivar o vidro traseiro de seus veículos automotores. Vou logo avisando que o meu carro – quer dizer o do papai – está à disposição até para envelopamento caso queiram e essa proposta esteja de pé. O papai é representante comercial e roda no carro dia e noite por tudo quanto é canto da cidade. Tem o carro da minha irmã também que está a disposição. Qualquer coisa é só me procurar!


0 comentários: