segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Dúvidas do anonimato.

Em resposta a um “anônimo” que perguntou se saberíamos responder-lhe o que é marketing.


Respondo que marketing trata-se de uma coisa muito ampla e complexa. Para você poder ter uma noção, marketing é tão amplo que publicidade é somente um braço (ação) do marketing assim como propaganda. Dessa forma, mesmo assim, vou tentar lhe explicar da melhor forma impossível para fazer com que você entenda e suprir sua dúvida.


Então, de forma sucinta lhe digo que marketing é o que os gênios empresariais fazem para obter resultados extraordinários em seus negócios. A definição de marketing está no próprio nome: derivado de MARKET, que significa mercado (em inglês). Marketing quer dizer sintonia com mercado, ou seja, a habilidade de gerar clientes e satisfazê-los plenamente.


Daí quando falamos de marketing, falamos sobre composto mercadológico. Só para entendermos melhor, ele foi formulado por J. McCarthy em seu livro Basic Marketing, e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam prosseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos “quatro pês”, que são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Alguns autores já falam sobre a existência de não mais “quatro pês”, mas sim “cinco pês” tendo Perspicácia como um dos P’s, autores mais recentes já falam de “oito a doze pês” no composto de mkt – MKT: abreviação de Marketing – só para que não haja dúvidas.


Dessa forma, quando falamos de composto de mkt, falamos nas ações que podem ser feitas para que haja a efetivação do marketing. Ações como promoção ou comunicação, propaganda, publicidade, as chamadas entrevistas provocadas, promoções de vendas, merchandising, marketing direto, mala direta convencional, tele marketing, call center, torpedo, entre muitas outras.


Então, quando eu falo que Beijing 2008 é marketing, digo que o governo chinês – a China – está aplicando diversas e milhares de ações afim de melhor vender a “China branca” e não “vermelha” para o mundo. Citei isso quando falei da menina dublada na cerimônia de abertura e do show pirotécnico de computador.

Espero ter suprido a sua necessidade de dúvida senhor(a) anônimo.


Caso ainda esteja com dúvidas sobre marketing, por favor, entre em contato conosco via e-mail – que você pode encontrar ao final desta página, lá embaixo – que nos comunicaremos via MSN.


À suas ordens, estamos aqui pra isso!



2 comentários:

Anônimo disse...

Marketing é simples. Significa troca de valores. Você me da R$ 100,00 por uma camisa. Trocamos valores. eu troco minha bicicleta por uma tv, também trocamos valores.
Com a evolução do mercado, essa troca de valores passou a ser disputada, daí a necessidade de se trabalhar essa comercialização.
Agora essa troca de valores ganhou muita importância. E para que eu comercialize mais que meu concorrente, eu tenho que elaborar estratégias de mercado.
Isso vale também pro campo político. Troca de valores. Voto e candidato, voto e promessas...
E assim por diante.

Gabrielle Malato disse...

"...que passar quatro anos ou três e meio agora (Ah! Depois eu conto essa novidade) .."
Explica logu?
estou muito curios ;D