quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fui à Chinana saber como era a Chinana...

Quem diria a China querendo ser modelo de beleza para o mundo!


Estaria ela certa em fazer isso?!


Bem se você não tem lido os últimos noticiários eu conto.


A menina chinesa - Lin Miaoke, de 9 anos - que cantou na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos foi dublada por uma outra menina - Yang Peiyi, de 7 anos. A justificativa foi que apesar da bela voz, a criança não tinha o padrão de beleza que a China teria que mostrar para o mundo naquela noite de sexta-feira.


Abre parêntese: Ainda bem que por aqui a Elza Soares – que cantou na cerimônia de abertura do Pan no Rio no ano passado – tem se preparado faz é tempo esticando pele até de onde já nasceu enrugado. Fecha Parêntese!


Mas voltando ao assunto, na verdade a abertura dos jogos de Pequim teria sido total farsa da China para mostrar ao planeta o país de “primeiro mundo” que ela conseguiu se tornar em meio a tanta diversidade social, recorde em execuções, exploração do trabalho, entre muitas outras coisas que falam do lado de lá? Simplesmente com essas ações a China acaba por afirmar tudo que já sabemos sobre seu governo autoritário.


Além da descoberta de que a menina foi dublada, descobriu-se também que o show pirotécnico da cerimônia foi feito em computador. (E eu de boca aberta de manhã cedo achando que tinha gente soltando fogos em tudo quanto é canto da cidade...) Entre outras coisas que ainda irão descobrir no decorrer dos jogos. Não vão se assustar se descobrirem que o fogo que acendeu a pira na verdade foi efeito de computador no país que inventou a pólvora.


Trazendo para as empresas, queremos com toda certeza mostrar nosso melhor para nossos clientes. No caso, a China quis mostrar seu melhor para o mundo não pensando muito nas conseqüências nem no preço que poderia ter de pagar pelos interesses do governo Chinês. O difícil agora é agüentar o Gugu no domingo inteiro falando dessa menina. Sobre isso a menina Yang Peiyi disse ao jornal chinês China Daily não ter se arrependido de ter emprestado a voz a Lin e que ficou feliz em ter participado da cerimônia. Pronto gente! A menina ta feliz, ta com dinheiro no bolso, e no nos dias de hoje é isso que importa.


China, Beijing 2008: Isso é Publicidade. Isso é Marketing!


Fique ligado no “bem amigos da rede Globo” e aprenda um pouco mais sobre marketing com os jogos de Beijing.


Justiça seja feita! A cerimônia de abertura foi mara!

1 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa, mas vc sabe por acaso o que é marketing???