sábado, 13 de setembro de 2008

Google vai digitalizar toda a imprensa dos últimos 200 anos

O projeto vai começar pelos jornais editados nos Estados Unidos e no Canadá, mas o objetivo é digitalizar os de todos os outros países. E não interessa a tiragem do título. Pode ler-se no blogue: “Por todo o globo, calculamos que existam milhões de páginas que contêm todas as notícias escritas até hoje. É nosso objetivo ajudar os leitores a encontrar essas histórias, desde o mais pequeno jornal semanal local até aos grandes diários nacionais”.

Não é lançada nenhuma data limite para que o projeto esteja concluído ou qual a forma como vão ser disponibilizados os conteúdos aos cibernautas. No entanto, no blogue é dado um exemplo com a visualização de um artigo de jornal local norte-americano sobre a chegada do homem à Lua em 1969.

A tecnologia da Google vai permitir a realização de buscas por termos dentro dos artigos e a visualização da página exatamente como esta foi publicada em dado momento. É importante ressaltar que a empresa já está, desde 2006, a efetuar a digitalização de dois dos maiores jornais norte-americanos: The New York Times e o The Washington Post.

0 comentários: