terça-feira, 24 de junho de 2008

Mídias alternativas, o grande lance.

Pequenas, médias e grandes empresas têm investido em mídias alternativas apostando na criatividade para o sucesso de sua empresa acima de tudo. As grandes, não abrem mão de ter uma agência exclusivamente para tratar de below.

Abre parêntese: Mas o que são mídias alternativas mesmo?!
Trata-se de toda e qualquer tipo de mídia que não se encaixe nos padrões de mídia tradicional, isto é, jornais, TV, outdoor, rádio, etc. Alguns autores conceituam mídias alternativas como “Below the line”, ou no bom português, abaixo da linha. Da linha de quê, do Equador?! Não! Seria abaixo da linha tradicional de mídia; abaixo daquelas que se costuma fazer... Fecha parêntese!

Dessa forma, pequenas e médias empresas passam a apostar no poder das mídias alternativas, pois seus custos são ínfimos quando comparados às mídias tradicionais. Já empresas de tamanho G, GG, EXG e SUPERG continuam investindo fielmente nas “Above the line” (o contrário de Below the line), isto é, continuam a destinar suas milionárias verbas publicitárias para as mídias tradicionais de fixação em massa como jornais, TV, rádio, outdoor, enfim. Mas passam a dividir suas verbas com as mídias alternativas dando bastante atenção a elas.

Um grande exemplo disso são as operadoras de telefonia celular, que fazem tudo - ao quadrado - para chamar a atenção dos clientes, futuros clientes e/ou clientes em potencial (clientes que possam mudar da base pré para base pós). Um exemplo disso é a TIM, que investe fielmente em below the line chegando a contratar profissionais altamente especializados e gabaritados para tratar do assunto em sua regional norte. São cartões de recargas, ações promocionais, parcerias com diversas empresas e fornecedores, front-lights e back-lights instalados em posições estratégicas e muito mais.

Um grande campo de observação de mídias below the line são os shoppings da cidade.
M’A DICA: Dê uma passadinha no Belém Shopping Iguatemi e confira as diversas mídias alternativas que eles têm por lá. São mídias de escada rolante, teto de escada, elevadores, antenas de alarmes, mega-banners, back-lights, front-lights, adoções de jardins, cartões de estacionamento, áudios de cancelas, cancelas, testeiras, enfim. Quem cuida dessas mídias no Belém Shopping é uma empresa terceirizada chamara Store Mall. Querendo anunciar por lá, é só dar uma ligadinha pra lá e falar com a Socorro Tavares – um doce de pessoa – ela irá lhe atender super bem e lhe mostrará as diversas oportunidades de mídias que o shopping dispõe. Outra dica, no mesmo ramo, são os diversos pontos e oportunidades que a Bureau de Mídia dispõe em Belém, é só ligar e falar com o Mauro.

Há pouco tempo chegou a Belém a Espia Mídia, trata-se de uma empresa especializada em mídias de táxi. Você já pode conferir no interior de alguns táxis de Belém umas telas de aproximadamente sete polegadas que entre notícias frias e dicas passam VT’s em forma de anúncios só que sem áudio. Ótima sacada. Pense: Você a bordo de um táxi, não tem pra onde olhar, vai olhar mesmo pra tela, isso quer dizer que a dispersão é quase nula. Faz o seguinte, o mês ta acabando e a grana ta sobrando?! Toma um táxi. Os que dispõem dessas mídias são alguns da cooperdoca, do aeroporto e os atrás do Belém Shopping, além de outros pontos que não me lembro. Mas querendo anunciar com um ótimo custo-benefício é só ligar pra Espia e falar com o Ton.

Bom gente, por hoje é só!
Nossa escrevi muito.
Também... Quem mandou ser um “boca de galo”?!

3 comentários:

Jennings disse...

Bom, Boa tarde a todos não sou bem da área especifica de publicidade,...mais marketing me encanta..adoreiiii o texto e é bem interesseante trazer essas atualizações de mídia do mercado...ainda mais numa época em que acho que agora tudo vale...muito feliz todas as sitaçõs e recomendações nunca havia reparada do quanto de mídia que o mercado dispõe para as empresas...fiquei ate curiosissima para ver as dos taxis...acho que vou ate deixar o carro em casa esse final de semana so para pegar um taxi da cooperdoca e conhecer esse tipo de trabalho que ainda não conhecia.(rsrsr), inclusive vou ate aproveitar para levar essas opções para os meus clientes.

Há e por sinal parabéns, a todos pela iniciativa de montar esse blog super lega, e interessante. Sucesso!!

Keyse Jennings
Administradora de Empresas
Consultora Empresarial

Anônimo disse...

Helder, se depender de mim, será sucesso!!!
Cacarejar é comigo mesmo!!!!
Aprendi tudo sobre mídia!!! Agora posso abalar sobre o assunto!!!! hahaha.
Onde posso fazer minha divulgação pessoal, hein?!?!?! hahaha
Bjus

Anônimo disse...

Adoro os seus comentários!!!
Muuuiito bom.