segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Muito mais que simples ações

Olá pessoal, sim voltei! Depois de um período de "férias" do Boca estou de volta e agora escrevendo mais do que nunca. E pra marcar o meu retorno, vou falar de um assunto interessante, pena que a gente não tenha as mais criativas delas por aqui, estou falando das Ações Promocionais.

O mercado da comunicação investe cada dia mais em ações promocionais, não somente em simples ações, mas sim nas personalizadas, que hoje não tem somente a necessidade de atrair, seduzir e conquistar compradores vai muito mais além, utilizando todos os artifícios visuais, auditivos, táteis, sensoriais, entre outros, que tem um único objetivo: vender.
Hoje com novas tecnologias, a visão mais ampliada e um poder cada vez mais exigente de decisão dos consumidores, o Marketing Promocional é umas das ferramentas mais importantes nesse processo de aproximação, conhecimento, relacionamento e vendas entre o consumidor e o mercado. As ações promocionais não estão mais presas somente nos PDV’s, estão posicionadas nos lugares mais diferentes possíveis, e são ótimos para expor uma marca ao estilo experimente-antes-de-comprar, pois estão onde o público-alvo está e muitas vezes esse público define a compra nesse momento, antes mesmo de chegar ao PDV.
As ações estão cada vez mais criativas, interativas e diferenciadas para deixar o consumidor em contato direto com o produto e a marca. Aqui em Belém essas ações ainda são muito restritas aparecendo apenas em grandes eventos divulgando grandes marcas, pois geralmente ações como essas, tem um custo alto e acabam ficando de fora do orçamento de muitas empresas que optam pelas ações mais simples e tradicionais, e isso priva grande parte dos consumidores de fazer experimentação e conhecer essas ações que são muito interessantes e muitas vezes decisivas para quem ainda não escolheu o produto ou marca a comprar.
Vejam algumas ações de sucesso de diferentes marcas, todas divulgadas no Sul e Sudeste do País.



Para divulgar o lançamento da nova linha de produtos da Clean & Clear, intitulada Clean & Clear Morning Energy. Cinco camas, cada uma com uma menina dormindo, apareceram na manhã da última terça-feira, 23 de outubro, no meio de importantes ruas de São Paulo. Em seguida, elas foram posicionadas em frente a cinco escolas diferentes, quando as adolescentes "acordaram". Para completar a estratégia, uma van estacionou no local na hora da entrada das estudantes, distribuindo folders e amostras grátis da linha, composta por gel de limpeza, adstringente e hidratante que ajudam a despertar. A ação foi criada pela SantaClaraNitro.


A Lacta lançou esta ação de ativação para reforçar o lançamento da nova embalagem, com sistema “abre e fecha” e os cinco novos sabores da marca. Serão dois formatos de degustação nas redes de supermercados do Sul e sudeste: a “Cabine dos Sentidos” e os carrinhos com promotores. A primeira proporciona ao consumidor experiências sensoriais para remeter à cremosidade e ao derretimento na boca, que só os chocolates Lacta possuem. A segunda funciona como uma mídia em movimento dentro do ponto de venda. Desenvolvidas pela agência NewStyle, as ações visam proporcionar uma experiência de marca, com diferenciação no ponto-de-venda.


Para a campanha "Fábrica da Felicidade", a Coca-Cola montou um protótipo da Fábrica da Felicidade no Morumbi Shopping em São Paulo. Simulando o interior da Vending Machine, mostrou um exemplo de interatividade com estimulação de uma campanha, onde o público participa de um jogo sensorial em que comanda as personagens com os movimentos do próprio corpo. Idealizada pela Plusmedia, contou com apoio da produtora PG na cenografia, a ativação tem entre os destaques uma garrafa contour de três metros de altura, abastecida de Coca-Cola. Essa promoção, mostra que uma campanha bem elaborada, pode ter diversos targets e diversas extensões.


A ação da Nivea realizada durante o Miami Fashion Week, foi para promover o seu cosmético anti-celulite e mostrar o poder do creme. Para isso a Nívea colocou um simples sofá com texturas diferentes, um lado com buraquinhos que remetem a celulite e o outro lado lisinho e a frase: “Good-bye Cellulite”. A criação é da TBWA\CHIAT\DAY de Nova York.

A Publicis Dialog Brasil colocou nas ruas e pontos de venda de São Paulo e Rio de Janeiro um túnel interativo da Oral-B para dar suporte à divulgação da escova dental Pró-Saúde. O objetivo da ação é aumentar o conhecimento do público sobre a escova e gerar experimentação, apresentando suas três principais características: cerdas cruzadas, estimulador de gengivas e limpador de língua; bem como detalhes do momento da escovação. Com caráter didático, a estratégia propõe interatividade, pois os visitantes passam pelo meio das cerdas Criss Cross, têm a possibilidade de simular a estimulação da gengiva, como se fizessem o papel da escova, e passam o corpo pelo limpador de língua. No final do “tour”, ainda são recebidos por uma equipe técnica que dá orientações sobre a escovação correta. “A sensação é a de estar dentro de uma escova e de uma boca, acompanhando e interagindo com os detalhes da escovação” explica Serge Crespin, diretor geral da Publicis Dialog.



A Sony Ericsson investe em experiência com a marca no ponto-de-venda do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, através de uma cabine touch screen de 2,5 metros de altura e três telões interativos. Dentro da cabine o consumidor terá acesso a todo o portfólio de telefones da Sony Ericsson exibido em detalhes através das telas tecnológicas. Quem assina a produção da cabine é a agência Aktuell psva.

É isso ai gente, vamos ficar na torcida para essas ações chegarem por aqui, ou melhor vamos trazer boas ações como essas para a nossa cidade.

Até a próxima. Ah! e dessa vez eu prometo que não vou demorar tanto pra postar.

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